Habituada à neve, a Serra da Estrela ganhou a cor mais desejada para a época. Felizes aqueles que tiraram os dias de férias e foram brindados com um cenário digno de postal.
"Venho todos os anos à Serra da Estrela, mas é a primeira vez que eu vi um nevão deste tamanho", afirma uma turista à SIC.
Os acessos à torre reabriram a meio da manhã e os turistas puderam seguir caminho até o ponto mais alto, onde o nevoeiro pouco deixava ver e obrigava a cuidados redobrados na condução por causa do gelo na estrada.
As previsões davam conta da queda de neve mas não era esperado que chegasse em tamanha quantidade.
Na Serra de Montemuro, no distrito de Viseu, a neve que começou a cair ainda ontem à noite surpreendeu quem por ali circulava.
Apanhados pelo nevão, o primeiro deste outono, também em Montalegre, no distrito de Vila Real, condutores tiveram que recorrer a ajuda das autoridades durante a última noite que foi de muito trabalho na limpeza dos acessos, horas antes alunos das escolas da zona foram obrigados a ir para casa mais cedo por precaução.
Nada que surpreenda quem aqui vive. A aldeia de Pitões das Junias a 1200 metros de altitude, no Gerês, acordou vestida de branco.
Nos próximos dias em Montalegre as previsões apontam para muito frio mas não o suficiente para a queda de neve. Já mais acima na Serra da Estrela deverá nevar até à madrugada de sexta-feira.