País

Greve geral: serviços mínimos já definidos para esta quinta-feira

A greve geral marcada para dia 11 de dezembro vai afetar vários serviços essenciais, mas já foram definidos os serviços mínimos que vão continuar a funcionar. Transportes, saúde, lares e prisões terão alguma atividade, embora de forma limitada.

Greve geral: serviços mínimos já definidos para esta quinta-feira

Já foram fixados os serviços mínimos para a greve geral de dia 11 de dezembro. Transportes, lares, unidades de saúde e prisões vão funcionar, mas de forma limitada.

No setor dos transportes, não haverá circulação de comboios de longo curso em todo o país. A Carris vai operar apenas doze carreiras, enquanto o Metro de Lisboa estará totalmente encerrado.

As companhias aéreas TAP, EasyJet e SATA só vão garantir algumas rotas, maioritariamente dentro da União Europeia.

Na área da saúde, estarão garantidos os serviços de urgência, bem como tratamentos de quimioterapia, radioterapia e medicina nuclear. Mantêm-se igualmente assegurados os internamentos, os cuidados paliativos e as mudanças de pensos. O INEM continuará operacional.

Nos lares e nas prisões, estarão garantidas as refeições e os cuidados a pessoas internadas. A Santa Casa da Misericórdia também vai assegurar o apoio domiciliário, incluindo a alimentação e os serviços de higiene.