A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a desenvolver a operação "Sim à diferença" nas escolas, com o objetivo de prevenir a discriminação e crimes de ódio. A ação, que decorre esta semana por todo o país, assinala também o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Em comunicado, a PSP refere que equipas do Programa Escola Segura (EPES) estão a intensificar ações de sensibilização, destinadas a alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
Os agentes abordam temas como cidadania e não discriminação, diálogo intercultural, igualdade de género e direitos humanos, explicando a importância do respeito pelas diferenças e da criação e cumprimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A operação "Sim à diferença" decorre até dia 12 de dezembro. Assinala também o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se comemora esta quarta-feira.
No ano-letivo 2024/2025, as EPES realizaram mais de 4 mil apresentações temáticas, a maioria sobre direitos humanos, cidadania e não discriminação, com o objetivo de prevenir os crimes motivados por ódio.
A PSP assinala, na mesma nota, que os atos discriminatórios devido à origem racial e étnica, cor da pele, nacionalidade, ascendência e território de origem ou sobre a identidade de género "assumem, frequentemente, a forma de contraordenações e, por vezes, a dimensão de crime".
Neste sentido, a polícia apela à denúncia de "quaisquer situações de discriminação".

