Estudos geológicos do Laboratório Nacional de Energia e Geologia apontam para a existência de minerais raros em Portugal. Essas terras raras descobertas no sub-solo nacional começam a despertar a atenção da União Europeia, que olha para o país como um potencial fornecedor de matérias-primas estratégicas, segundo o Jornal de Notícias.
As últimas descobertas de terras raras em Portugal foram no Alentejo - em zonas como Monforte-Tinoca, Assumar, Crato-Arronches e Penedo Gordo - e no Nordeste Transmontano, em Moncorvo.
No entanto, o geólogo Luís Martins, ouvido pelo Jornal de Notícias, diz que "o levantamento é ainda muito preliminar" e o país ainda está "muito longe de uma possível exploração" dos recursos, essenciais para a indústria automóvel, aeroespacial ou de telemóveis.
O contexto geopolítico, com a União Europeia a tentar reduzir a dependência em relação à China, pode ser uma oportunidade para Portugal se afirmar como um fornecedor europeu. "Estamos à beira de uma nova revolução com estes recursos", acredita o geólogo.

