O aeroporto de Lisboa voltou, esta terça-feira, a ter filas de mais de três horas no controlo de fronteiras. Os atrasos acontecem depois de, esta segunda-feira, já se terem registado constrangimentos. Há casos de passageiros que tiveram de esperar mais de seis horas. Imagens captadas revelam também o caos na zona de recolha das bagagens.
Em declarações à agência Lusa, fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que "há uma dificuldade técnica no sistema de controlo de fronteiras". Garante que esta falha não é da responsabilidade da PSP, que estará a trabalhar "na capacidade máxima".
As malas são retiradas dos tapetes rolantes para que outras, dos aviões que estão a chegar, possam lá ser colocadas. Ali ficam até que os donos as vão buscar - o que, por estes dias, demora mais do que o habitual.
Os passageiros de fora do espaço Schengen têm de passar pela zona de controlo de passaportes, que, desde esta segunda-feira, está com filas, em alguns casos, de mais de seis horas.
"A fila para os passageiros que não são europeus era gigante, gigante, gigante. Uma das pessoas que está a viajar comigo é brasileira e está lá ainda presa”, relata Francisco Rebelo de Andrade, um dos passageiros que se confrontou com a situação no aeroporto de Lisboa.
“Ao chegar à zona das malas, tentei apanhar a minha mala e as filas, à volta dos tapetes, estão tão grandes e há pessoas do staff do aeroporto a retirar as malas dos tapetes, que estão completamente sobrelotados”, conta. “As pessoas têm de andar de fila em fila à procura das malas."
A ANA Aeroportos confirmou à SIC que, durante a tarde desta segunda-feira, os tempos de espera foram elevados. Fala em filas três horas e meia no controlo de fronteiras, assegurado pela PSP.
Novo sistema digital não funciona a 100%
Desde outubro, há um novo sistema europeu digital, que permite registar eletronicamente as entradas e saídas de pessoas de fora da União Europeia. Mas nem sempre está a funcionar a 100%. Têm sido apontados como condicionamentos a falta de agentes da PSP no aeroporto e problemas de espaço.
O caos continua esta terça-feira. Desde as primeiras horas da manhã que os relatos nas redes sociais davam conta disso mesmo. Filas ainda muito grandes e turistas a avisar outros potenciais turistas para se manterem afastados do aeroporto de Lisboa.
A PSP e a ANA estão a trabalhar em conjunto para redesenhar o espaço. A ideia é aumentar em 30% o número de boxes e em 70% o número de portas eletrónicas, mas não se sabe quando.