País

Família com filhos menores desalojada após deslizamento de terras em Oeiras

A Câmara de Oeiras garante que vão ser tomadas todas as medidas para requalificar a zona da derrocada. A família está, para já, alojada num hostel do concelho.

Loading...

Um deslizamento de terras colocou em perigo uma habitação em Porto Salvo, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, levando ao realojamento de uma família com filhos menores.

"Por razões de segurança, a família foi retirada da casa e realojada num hostel", começou por dizer o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.

Em declarações aos jornalistas, o autarca revelou que no local da derrocada há "resquícios de uma pequena pedreira".

"É uma pequena derrocada decorrente da chuva", apontou.

A Câmara Municipal de Oeiras vai avançar com uma vistoria ao imóvel em risco. Segue-se a avaliação das condições de segurança por parte dos serviços municipais e a preparação de medidas de contenção para a habitação em perigo.

Questionada pela Lusa, fonte oficial da câmara disse não haver uma previsão de tempo até à conclusão dos trabalhos, mas avançou que a autarquia garante alojamento até que estejam reunidas as condições de segurança para o regresso da família a casa.

Vários avisos devido à passagem da depressão Joseph

Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Joseph com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitido vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, durante o dia de hoje haverá uma acalmia, mas o estado do tempo vai agravar-se a partir das 00:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu aviso vermelho, o mais grave, para os distritos do Porto, Aveiro e Coimbra entre as 03:00 e as 06:00, prevendo-se ventos com rajadas da ordem dos 140 quilómetros por hora (km/h).

Os restantes distritos do continente vão estar sob aviso laranja por causa do vento forte com rajadas de 100 km/h, podendo chegar aos 120 km/h nas terras altas.

O IPMA emitiu também aviso vermelho entre as 03:00 e as 21:00 de quarta-feira para os distritos de Faro, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com sete a oito metros, que podem atingir 14 metros de altura máxima.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco vão estar também sob aviso laranja e Aveiro a amarelo a partir das 12:00 de hoje e até às 06:00 de quarta-feira devido à queda de neve acima de 800 metros.

O IPMA colocou também todos os distritos (18) de Portugal continental sob aviso amarelo entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira por causa da chuva por vezes forte.

O estado do tempo deverá melhorar a partir da manhã de quarta-feira. Os Açores e a Madeira estão também com vários avisos meteorológicos.

- Com Lusa

[Artigo atualizado às 13:27]