País

Estado de calamidade, SIRESP, reunião com autarcas e ajuda da Europa: o que diz Luís Montenegro

O primeiro-ministro admitiu aproveitar a situação de calamidade para contratar serviços sem cumprir as regras normais da contratação pública, de forma a acelerar a reposição da normalidade. 

Loading...

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse esta quinta-feira que o Governo está em contacto com a Comissão Europeia para se desenhar e "perspetivar formas de financiamento" para a recuperação das zonas afetadas pela depressão Kristin.

"Estamos em contacto com a Comissão Europeia para tentarmos desenhar e perspetivar formas de financiamento para ajudarmos pessoas, famílias, empresas e entidades públicas a superarem este momento", disse.

Montenegro admite aproveitar a situação de calamidade, decretada pelo Governo esta quinta-feira nos concelhos mais afetados pela tempestade Kristin, para contratar serviços sem necessitar de cumprir as regras da contratação pública.

Segundo o chefe do Governo, a situação é de "exceção" e por isso é necessário contratar serviços que trabalhem na reposição da normalidade de forma mais rápida.

"Se tivermos o normal funcionamento das regras da Função Pública, não chegaremos a tempo das necessidades das pessoas", rematou.

Ministro da Economia vai reunir-se com os autarcas

O ministro da Economia vai reunir-se na sexta-feira com os autarcas dos concelhos mais afetados, anunciou Luís Montenegro. Nesse encontro, será feito um primeiro levantamento dos prejuízos contabilizados até ao momento.

SIRESP "teve a resposta necessária"

Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, Luís Montenegro falou ainda sobre o SIRESP, serviço que garante as comunicações em situações de catástrofe, e que falhou durante a passagem da depressão Kristin.

O primeiro-ministro revela que falou com vários agentes da Proteção Civil, que lhe disseram que foi o "meio de comunicação ao qual se agarraram".

"Não quero com isto dizer que funcionou sempre a 100%. Teve a resposta necessária", acrescentou.