País

Entrevista SIC Notícias

Sem energia, com falhas na água e um "território desesperado": o relato do autarca de Figueiró dos Vinhos

O presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos revela que 90% da população está sem energia elétrica e algumas freguesias sem água, após o tempestade Kristin. Deixa críticas ao Governo, que acusa de ter deixado o conselho entregue a si próprio.

Loading...

O presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Carlos Lopes, revela que 90% da população da região está ainda sem energia, e que algumas freguesias não têm água na sequência da passagem da tempestade Kristin.

Em entrevista à SIC Notícias, diz que a autarquia recebeu 243 pedidos para obras urgentes em casas atingidas de forma violenta, e deixa críticas ao Governo, referindo que se encontram sozinhos "num dos piores momentos da sua história".

Carlos Lopes refere que, neste momento, não há populações isoladas, "graças ao trabalho intensivo" iniciado à cerca de 48 horas, pelos trabalhadores da Câmara e bombeiros. Confirma que o município recebeu alguns geradores, mas em número insuficiente face às necessidades de um "território desesperado".

O autarca estará com Luís Montenegro às 18:00 horas. Ao primeiro-ministro diz que vai pedir ajuda ao Governo central, do poder público e da Europa.

"Precisamos de apoio rápido. Temos cerca de 30 empresas afetadas, famílias desesperadas e o património paisagístico e vegetal arruinado", acrescenta.

Conclui explicando que as escolas vão continuar fechadas.