País

Agricultores atingidos pela depressão Kristin vão poder candidatar-se a apoio de 40 milhões de fundos europeus

Ajuda está reservada a “agricultores e produtores florestais” nas zonas em situação de calamidade, que terão de submeter uma candidatura.

Agricultores atingidos pela depressão Kristin vão poder candidatar-se a apoio de 40 milhões de fundos europeus
Horacio Villalobos

Os agricultores afetados pela tempestade Kristin vão receber apoios de fundos europeus no valor de 40 milhões de euros para repor a produção agrícola.

Em entrevista ao jornal ECO, o Ministro da Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, afirma que o concurso poderá ser lançado ainda esta terça-feira, mas deverá demorar algum tempo até ao valor ser distribuído.

Os agricultores e produtores florestais interessados terão de submeter uma candidatura, que posteriormente será analisada.

Esta ajuda soma-se ao apoio de 10 mil euros anunciado domingo, na sequência do Conselho de Ministros extraordinário, que serão atribuídos de forma simplificada, a título individual ou para empresas, tal como aconteceu nos incêndios.

Devido à passagem da depressão Kristin, que deixou um rasto de destruição no país e provocou dez mortes, o Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos.