Ambiente

Descobertas 40 novas espécies no Parque Natural Marinho do Algarve

Expedição cientifica feita em outubro aponta também para o desaparecimento de pradarias marinhas que são abrigo para várias espécies. Até ao final do primeiro trimestre de 2026 dever-se-ão conhecer as conclusões finais desta investigação.

Biodiversidade no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve
Loading...

Foram registadas mais 40 novas espécies no Parque Natural Marinho do Recife do Algarve. São ainda os resultados preliminares da expedição científica feita no início de outubro, que também advinha más notícias.

O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve é a primeira área marinha do continente neste século XXI e também a primeira de interesse comunitário, que juntou pescadores, cientistas, autarquias e cidadãos.

A campanha decorreu entre 28 setembro e 7 de outubro, numa primeira fase em terra com projetos de literacia oceânica, e depois no mar com o apoio do navio Santa Maria Manuela.

Foram registadas 40 novas espécies para a Pedra do Valado nesta campanha. A Fundação Oceano Azul , o Oceanário de Lisboa e o Centro de Ciências do Mar divulgaram agora os resultados preliminares.

Até ao final do primeiro trimestre de 2026 dever-se-ão conhecer as conclusões finais.