A aposta forte dos Açores no turismo tem sido boa para a economia do arquipélago. No entanto, tem trazido consequências ao nível do custo da habitação. Para quem opta por estudar na Universidade dos Açores, encontrar um quarto para arrendar não é tarefa fácil e os preços estão constantemente a subir. Em Ponta Delgada, um quarto para estudante pode mesmo chegar aos 350 ou 400 euros.
A alternativa para muitos alunos tem sido a residência universitária. No atual ano letivo, mais de 10% dos cerca de 3.000 alunos da Universidade dos Açores pediram apoio para o alojamento.
Além da oferta atual de quartos, a Universidade dos Açores avançou com a construção de três novas residências - uma em cada polo universitário - que irão acrescentar 270 camas já no próximo ano letivo.
Muitos desistem por questões financeiras
O objetivo passa também por melhorar as condições oferecidas aos alunos que, atualmente, para poupar algum dinheiro, são obrigados a partilhar quartos com dimensões bastante reduzidas.
O elevado custo do alojamento para estudantes nos Açores tem encarecido e muito as despesas das famílias. Muitos alunos chegam mesmo a
desistir dos estudos por motivos financeiros.