Educação

PSP lança operação "Violência? Não obrigado!" nas escolas: crime juvenil com armas cresce mais de 36%

A PSP, através das Equipas do Programa Escola Segura, está a percorrer o país de norte a sul com a operação "Violência? Não Obrigado". O objetivo é sensibilizar para comportamentos violentos e para o uso de armas entre os mais jovens.

Loading...

"O diálogo é fundamental para cessar um conflito": é o conselho do comissário Diogo Santos, que mostra aos alunos da Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo, no Porto, formas de lidar com conflitos. No ano letivo 2024/2025, registou-se um decréscimo de 5,3% de ocorrências criminais face ao ano anterior.

Ainda assim as autoridades alertam para um aumento de 36,8% de crimes com recurso a armas pelos mais jovens, um comportamento que muitas vezes é incitado pelas redes sociais.

"Podemos associar a isto um discurso de ódio que, muitas vezes, é implementado nas redes sociais e onde as crianças acabam por utilizar estas plataformas para recorrer a algum tipo de ameaça ou uma escaramuça que pode ter ocorrido na escola", alerta o comissário Diogo Santos, da 15ª Esquadra da PSP da Foz.

O comissário Diogo Santos diz ainda que muitas vezes as crianças "acabam por utilizar objetos que têm em casa e os próprios pais nem sabem e, acabam por traze-los para a escola".

Ofensas corporais, ameaças e injúrias continuam a ser as tipologias mais comuns dos crimes praticados em contexto escolar.

"Eu era excluída, atiravam-me lixo, muitas das vezes chamavam-me nomes como "macaca", diziam-me que não devia estar cá e devia ir para o meu país", conta Ana Winbu, aluna da Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo.

A ação promovida pela PSP, através das Equipas do Programa Escola Segura, sensibiliza ainda para a prevenção de comportamentos de risco online.

"É efetivamente difícil controlar o conteúdo que as crianças conseguem ter acesso e com quem é que interagem, mas é efetivamente importante termos conhecimento de algum comportamento de risco que as crianças possam ter e tentar haver alguma proximidade e uma interação pessoal com este jovem para tentar perceber que tipo de conteúdo é que as crianças têm assistido online", alerta o comissário Diogo Santos.

A operação da PSP "Violência? Não obrigado!" vai decorrer até ao fim da próxima semana e é dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e secundário.