País

Gaia: jovem desaparecido no mar da praia do Canidelo

As buscas foram suspensas ao cair da noite e serão retomadas na manhã desta quarta-feira.

Gaia: jovem desaparecido no mar da praia do Canidelo

Um grupo de três jovens terá decidido ir dar um mergulho, esta tarde de terça-feira, na praia do Canidelo, em Vila Nova de Gaia. Dois foram resgatados, um está desaparecido. As bucas foram suspensas ao cair da noite e serão retomadas na manhã desta quarta-feira.

Para o local, de acordo com informação partilhada na página da Proteção Civil, foram mobilizados, para uma operação de busca e resgate aquático de pessoas, 17 operacionais e sete veículos.

O alerta foi dado às 16h43 desta terça-feira mas cerca de duas horas depois, as buscas foram suspensas.

Com o cair da noite, as autoridades foram obrigadas a suspender as buscas no mar por falta de visibilidade, prevendo-se que sejam retomadas na manhã desta quarta-feira, pelas 8:00.

A SIC sabe que os três jovens são de nacionalidade ucraniana. Um deles conseguiu sair da água pelos próprios meios e outro foi ajudado por um popular, com recurso a uma prancha.

Ações de patrulhamento durante a noite

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) confirma, em comunicado, que recebeu um alerta através dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia a dar conta de que “se encontravam duas pessoas em dificuldades na água”. De imediato, pode ler-se, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Douro e da Estação Salva-vidas da Foz do Douro.

“À chegada ao local, constatou-se que uma das pessoas, um jovem de nacionalidade ucraniana, tinha sido resgatado para terra por surfistas que se encontravam nas proximidades, tendo sido de seguida transportado pelos Bombeiros Voluntários de Coimbrões para uma unidade hospitalar”, revela a AMN, acrescentando que um desses surfistas teve de ser resgatado por elementos da Estação Salva-vidas porque “ficou em dificuldades na água”.

As autoridades foram informadas de que um terceiro elemento do grupo estaria desaparecido. “Elementos da Estação Salva-vidas e dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, por via marítima, e elementos da Polícia Marítima e dos Bombeiros Voluntários de Coimbrões, por terra”, iniciaram desde logo buscas.

As buscas, coordenadas pelo Oficial Adjunto do Capitão do Porto do Douro, foram interrompidas ao final da tarde de hoje e serão retomadas amanhã de manhã, estando previstas ações de patrulhamento no local durante a noite de hoje“, pode ler-se.