Política

João Cotrim Figueiredo eleito vice-presidente dos liberais europeus

O eurodeputado eleito desistiu da candidatura à presidência do grupo Renovar a Europa devido à perda de apoio de várias delegações, mas acabou por ser eleito vice-presidente.

João Cotrim Figueiredo eleito vice-presidente dos liberais europeus
RODRIGO ANTUNES

João Cotrim Figueiredo foi eleito vice-presidente do Renovar a Europa, o grupo parlamentar dos Liberais europeus, anunciou o partido nas redes sociais esta quarta-feira.

"Foi o segundo vice-presidente mais votado, com 48 votos em 71. Nos próximos dias ficará fechada a sua pasta. Parabéns ao estreante português no Parlamento Europeu", pode ler-se na mensagem divulgada na rede social X (antigo Twitter).

Fonte dos liberais europeus indicou à agência Lusa que Cotrim de Figueiredo é um dos oito vice-presidentes eleitos, com o irlandês Billy Kelleherum a assumir o primeiro lugar na hierarquia das vice-presidências.

O Renovar a Europa conta agora com 75 membros, dois dos quais portugueses eleitos pela Iniciativa Liberal: Cotrim Figueiredo e Ana Martins.

O eurodeputado eleito tinha anunciado esta terça-feira a candidatura à presidência, mas acabou por desistir quatro horas depois devido à perda de apoio de várias delegações e na sequência de "discussões francas e frutíferas" com a presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer.

Em comunicado, o ex-presidente da Iniciativa Liberal justificou a sua candidatura com a necessidade de inverter “os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renovar a Europa perdeu mais de 20% dos seus lugares”.

“Algo precisa de mudar. Seja no trabalho político, seja na organização, seja na comunicação do grupo. Um liberal assume a responsabilidade das suas ações livres”, sustentou Cotrim de Figueiredo, defendendo que é necessário “apresentar como que correu mal” e “reconquistar a confiança dos eleitores europeus”.