País

Um constrangimento diplomático e um mergulho em Copacabana: assim foi o primeiro dia de Marcelo no Brasil 

O Presidente da República desdramatizou o sucedido.

Um constrangimento diplomático e um mergulho em Copacabana: assim foi o primeiro dia de Marcelo no Brasil 

O Presidente da República chegou este sábado ao Brasil para uma série de compromissos oficiais e viu-se envolto num constrangimento diplomático depois de Bolsonaro ter desistido do encontro em Brasília.

À chegada, Marcelo procurou desvalorizar. O Presidente brasileiro voltou atrás no convite para um encontro em Brasília por não ter gostado do facto de o Presidente português ter na agenda também um encontro com lula da Silva, principal opositor político de Bolsonaro.

Enquanto esperava pelo próximo compromisso no Rio de Janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para ir à praia de Copacabana e tirou fotos com um casal que foi até lá só para o encontrar.

Depois disso, Marcelo participou numa cerimónia no centro do Rio de Janeiro e reuniu-se com a comunidade portuguesa na sede do consulado.

Ainda este sábado, participa em São Paulo na abertura da Bienal Internacional do Livro que este ano tem Portugal como país homenageado.

Na capital paulista, Marcelo deve também ter encontros com a comunidade portuguesa e com os ex-presidentes Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva.

A ida a Brasília para o encontro com o Presidente brasileiro, que seria a terceira etapa da viagem, continua na programação da comitiva portuguesa, mas não aparece na agenda oficial do Palácio do Planalto.

Saiba mais