Se não fossem o petróleo e o gás líbios, se não fossem as riquezas naturais do feudo de Kadafi, que o ditador controlava e geria a seu belo gosto e prazer, as marcas das 270 mortes, provocadas pelo atentado ao avião da Pan Am, em 1988, essas marcas jamais teriam sido apagadas.
Em Portugal, o primeiro-ministro Durão Barroso abriu a porta. José Sócrates, assim que tomou o poder, em 2005, escancarou-a. Em menos de cinco anos, o primeiro-ministro português visitou a Líbia quatro vezes.
Certamente discreto, como convém aos que gostam de passar pelos filtros do poder, silenciosamente e sem atrito, lá estava Ricardo Salgado. O banqueiro integrou a comitiva na segunda visita oficial de José Sócrates à Líbia. E essa presença discreta terá servido de primeiro empurrão para que o banqueiro do regime se deixasse tentar pelos milhões que brotavam de tão extravagante geografia.
Oiça aqui o quarto episódio da Agenda de Ricardo Salgado, um podcast sobre 2268 dias de vida do velho banqueiro.
A Agenda de Ricardo Salgado é um podcast especial da SIC sobre 2 268 dias de vida do velho banqueiro. Além do relato fiel do objeto 'agenda' e das suas causas e consequências, trazemos-lhe pedaços da extraordinária meta-história que foi esta investigação jornalística. Em seis episódios desbravamos, igualmente, os sinais que dão contornos ao oculto que fomos encontrar nas trevas de Ricardo Salgado.
A Agenda de Ricardo Salgado é um podcast de Pedro Coelho, com a colaboração dos jornalistas Filipe Teles, Micael Pereira e Paulo Barriga. O apoio à produção foi de Ana Adriano Mota.
A sonoplastia é de João Martins. O som das entrevistas foi captado por João Venda. A pré-edição é de Andrés Gutierrez e, na voz de Ricardo Salgado, temos o ator Bruno Ferreira.
A capa é de Fernando Ferreira, com apoio de Tiago Pereira Santos.
A coordenação deste podcast é de Joana Beleza.
'A Agenda' é também uma grande reportagem televisiva, com produção de Diana Matias, que pode ser vista em OPTO.SIC.PT com coordenação de Jorge Araújo e direção de Ricardo Costa.