Cada vez que o ministro das Finanças aparece para falar das finanças públicas há mais umas centenas de milhão que aparecem para pagar sem, alegadamente, terem cabimento orçamental. É difícil perceber do que fala, mas seguramente sem autorização nada tem de ser pago. O problema é que esta luta política pode ter efeito na credibilidade do país em relação às suas contas públicas. A verdade é que, com mais ou menos sucesso, o orçamento parece capaz de dar cabimento não só à redução de receita e aumento de despesa que propõe o governo, como parece poder acomodar a mesma dose da oposição. PS e Chega aprovaram o fim das portagens nas SCUTS do interior e do Algarve e logo apareceu Montenegro a insistir no conluio da oposição para governar a partir da Assembleia. Falta um mês para as europeias e o que se discute é a política nacional. Esta é também a semana de uma noite negra no Porto com um ataque concertado de extremistas xenófobos a imigrantes.
Podcast
Pedro Marques Lopes: “O governo transformou-se numa espécie de comissão instaladora com poderes de exonerar”
Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes comentam as declarações do ministro das Finanças quanto às contas públicas, com um possível efeito na credibilidade do país. Falta um mês para as europeias e o que se discute é a política nacional, numa semana marcada pelo ataque concertado de extremistas xenófobos a imigrantes, no Porto. Ouça a análise no podcast Bloco Central
Episódios
O mundo mudou, mas isso não tem grande espaço no debate presidencial de trazer por casa Pedro Marques Lopes: “Montenegro normalizou Ventura e o discurso anti-democracia” Siza Vieira: “Marques Mendes não chegou a disputar eleições como líder porque o PSD correu com ele. Por isso, não faz o pleno do partido” Pedro Marques Lopes: “Marques Mendes está desabituado da política e do contraditório” 2026: O ano em que Portugal volta a estar muito dependente do que acontecer lá fora. Esperemos que corra bem Figuras e acontecimentos de 2025: Xi Jinping, Trump mais a sua revolução e o massacre em Gaza Marques Lopes: “Montenegro é primeiro-ministro por causa do processo Influencer que deu em nada” Marques Lopes: “Não entendo o timing e o propósito do governo na proposta de alteração à legislação laboral” Pedro Marques Lopes: “O comportamento do Ministério Público parece a PIDE” Pedro Siza Vieira: “A revisão do Código do Trabalho mostra a miopia estratégica dos partidos à esquerda do PS”