Cada vez que o ministro das Finanças aparece para falar das finanças públicas há mais umas centenas de milhão que aparecem para pagar sem, alegadamente, terem cabimento orçamental. É difícil perceber do que fala, mas seguramente sem autorização nada tem de ser pago. O problema é que esta luta política pode ter efeito na credibilidade do país em relação às suas contas públicas. A verdade é que, com mais ou menos sucesso, o orçamento parece capaz de dar cabimento não só à redução de receita e aumento de despesa que propõe o governo, como parece poder acomodar a mesma dose da oposição. PS e Chega aprovaram o fim das portagens nas SCUTS do interior e do Algarve e logo apareceu Montenegro a insistir no conluio da oposição para governar a partir da Assembleia. Falta um mês para as europeias e o que se discute é a política nacional. Esta é também a semana de uma noite negra no Porto com um ataque concertado de extremistas xenófobos a imigrantes.
Podcast
Pedro Marques Lopes: “O governo transformou-se numa espécie de comissão instaladora com poderes de exonerar”
Pedro Siza Vieira e Pedro Marques Lopes comentam as declarações do ministro das Finanças quanto às contas públicas, com um possível efeito na credibilidade do país. Falta um mês para as europeias e o que se discute é a política nacional, numa semana marcada pelo ataque concertado de extremistas xenófobos a imigrantes, no Porto. Ouça a análise no podcast Bloco Central
Episódios
Pedro Siza Vieira: “A Europa humilha-se perante os Estados Unidos para não ficar sozinha” Carlos Guimarães Pinto à conversa no Bloco Central: a direita que triunfa tornou-se iliberal? Rui Tavares no Bloco Central: As guerras culturais fazem mais mossa na esquerda ou na direita? Marques Lopes e Siza Vieira analisam o estado da Nação Siza Vieira: “Quando o combate político é feito à custa das pessoas mais frágeis isso é imoral” Pedro Marques Lopes: “O Processo Marquês é uma catástrofe completa, uma tragédia para a justiça” Siza Vieira: “Politicamente é demasiado óbvio, quando falamos de imigração não falamos de tudo o resto” Pedro Marques Lopes: “Há políticos com responsabilidade no país que não estão a perceber o que se está a passar com a extrema-direita” Pedro Marques Lopes: “Gouveia e Melo foi cobarde na forma como lidou com o caso dos insultos ao Sheik Munir” Marques Lopes: “A Esquerda tem de arranjar um candidato anti-Chega e ele é Augusto Santos Silva”