Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.
Podcast
Acordo com a IL em Lisboa? Para Bernardo Blanco, primeiro Moedas tem de “limpar a casa”
O deputado da Iniciativa Liberal vem ao Facto Político em podcast defender as políticas do presidente argentino e pedir a Carlos Moedas que arrume a casa para facilitar um acordo em Lisboa
Mariana Lima Cunha e Luís Pedro Nunes põem à sombra os casos judiciais da semana e o PS mantém a tradição de grandes dificuldades em eleições presidenciais. A convenção do último fim de semana foi suficientemente clara para se perceber que há na Iniciativa Liberal quem tenha Javier Milei como ídolo e quem tente pôr água na fervura. O deputado Bernardo Blanco vem ao Facto Político para garantir que não tem ídolos, mas se fosse argentino não tinha dúvidas para escolher em quem votaria: “Obviamente” que votaria no presidente da motosserra, “não há qualquer dúvida”.
Episódios
Para Marta Temido, derrota de Mendes pode não ser “cartão amarelo ao governo, mas ilações políticas têm de ser tiradas” Onde está o sol e a sombra de cada candidato presidencial? Ana Gomes: PCP, Bloco e Livre “têm de desistir ou fazem o jogo da extrema-direita” Carlos Carreiras: “Há um reconhecimento generalizado pelo trabalho que Passos Coelho fez. É capital político” Cristina Rodrigues, do Chega, sobre polícias envolvidos em exploração de imigrantes: “Não podemos tomar a parte pelo todo” Mariana Leitão sobre direito à greve: “De cada vez que uma escolha fecha, as desigualdades agravam-se” Poiares Maduro: “Marcelo foi um Presidente extremamente próximo, mas por vezes foi excessivamente longe no que dizia” Eduardo Barroso: “Anticorpos que Marques Mendes criou no próprio partido são garantia de independência” “Marcelo Rebelo de Sousa foi o presidente que mais contribuiu para instabilidade política nos últimos 50 anos” Rui Rio: “Gouveia e Melo foi almoçar com Ventura para pôr tudo em pratos limpos. Quis deixar claro que há ali uma incompatibilidade“
