Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.
Mariana Leitão sobre direito à greve: “De cada vez que uma escolha fecha, as desigualdades agravam-se”
Depois do voto contra no Orçamento do Estado, a Presidente da Iniciativa Liberal vem ao Facto Político alinhar-se com o governo na necessidade de aumentar a flexibilidade do pacote laboral
Mariana Leitão questiona o direito à greve:“Até que ponto faz sentido que o direito à greve se sobreponha a todos os outros?”, pede um alargamento dos serviços mínimos e alerta que “de cada vez que uma escolha fecha, as desigualdades agravam-se”. Sobre a candidatura de Cotrim revela que só soube da intenção do antigo presidente do partido quando este a comunicou oficialmente e pede aos eleitores que fujam do voto útil que “é profundamente nocivo para a democracia”.
Episódios
Para Marta Temido, derrota de Mendes pode não ser “cartão amarelo ao governo, mas ilações políticas têm de ser tiradas” Onde está o sol e a sombra de cada candidato presidencial? Ana Gomes: PCP, Bloco e Livre “têm de desistir ou fazem o jogo da extrema-direita” Carlos Carreiras: “Há um reconhecimento generalizado pelo trabalho que Passos Coelho fez. É capital político” Cristina Rodrigues, do Chega, sobre polícias envolvidos em exploração de imigrantes: “Não podemos tomar a parte pelo todo” Mariana Leitão sobre direito à greve: “De cada vez que uma escolha fecha, as desigualdades agravam-se” Poiares Maduro: “Marcelo foi um Presidente extremamente próximo, mas por vezes foi excessivamente longe no que dizia” Eduardo Barroso: “Anticorpos que Marques Mendes criou no próprio partido são garantia de independência” “Marcelo Rebelo de Sousa foi o presidente que mais contribuiu para instabilidade política nos últimos 50 anos” Rui Rio: “Gouveia e Melo foi almoçar com Ventura para pôr tudo em pratos limpos. Quis deixar claro que há ali uma incompatibilidade“
