Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.
Isaltino Morais: “O Chega pode conquistar câmaras no Alentejo e Algarve”
Presidente da Cãmara de Oeiras é apoiante de Gouveia e Melo na corrida presidencial. Garante que não está a ajustar contas com o passado porque “cada um tem a sua ética”
É uma zanga antiga. Em 2005, o presidente do PSD decidiu não apoiar a candidatura autárquica de Isaltino Morais à Câmara de Oeiras. O Presidente em causa era Marques Mendes e mais de 20 anos depois, tem a oposição do autarca à candidatura presidencial que apresentou em fevereiro. Em entrevista ao Facto Político da SIC Notícias, Isaltino garante que não tem “nenhum rancor”, mas não se esquece que “enquanto o presidente de Oeiras lhe atribuía determinados cargos”, Mendes “conviveu muito bem” com ele “em termos éticos”. “A partir de determinado momento, razões éticas levaram-no a retirar-me o apoio”.
Desde então ficaram em lados opostos da barricada e a caminho das eleições presidenciais, Isaltino Morais escolheu sentar-se na primeira fila dos apoiantes a Henrique Gouveia e Melo que “não tem a manha de Marques Mendes” que é “um político com toda a manhosidade”.
Episódios
Como está Portugal preparado para combater os incêndios florestais este ano? Quanto ganha um beneficiário do RSI? Rita Matias não sabe, mas o Chega quer mais fiscalização nos apoios sociais Paulo Raimundo quer aumentar número de autarquias controladas pelo PCP Brilhante Dias: “Discurso de Montenegro aproxima-o da extrema-direita” Fernando Negrão: “É difícil o PSD ganhar as autárquicas” Bruno Nunes: “Gouveia e Melo quis protagonismo” no 10 de Junho Sebastião Bugalho: “Não eram os críticos que criticavam Rui Rio, eram os eleitores” Isaltino Morais: “O Chega pode conquistar câmaras no Alentejo e Algarve” Cotrim Figueiredo: IL vai olhar para os resultados “muito a sério” Marcos Perestrello sobre défice zero da AD: “Montenegro não está a falar a sério”