Histórias de Lisboa

Podcast

“As relíquias do primeiro santo padroeiro de Lisboa foram transportadas para a cidade à revelia de D. Afonso Henriques”

Neste episódio do podcast ‘Histórias de Lisboa’, o jornalista Miguel Franco de Andrade e o historiador de arte do Museu de Lisboa, Paulo Almeida Fernandes, contam a incrível viagem de São Vicente, o outro santo padroeiro da cidade

Até 1981, Lisboa teve dois santos padroeiros: um popular (Santo António) e o outro, o oficial, durante séculos, o enigmático São Vicente. As razões para esta duplicidade estão enraizadas numa história com quase mil anos.

"São Vicente Atado à Coluna", atribuído a Nuno Gonçalves (circa 1470) e considerado na História de Arte como a primeira pintura de um nu feita em Portugal, é uma das obras do Museu Nacional de Arte Antiga que vão estar expostas no Museu do Louvre

Santo António acabaria por ganhar o título mas, ainda hoje, os símbolos da capital são a barca e um bando de corvos que – reza a lenda – conduziram as relíquias do santo, desde o Sagres (ou do cabo de São Vicente), através da costa vicentina, até uma cidade em verdadeiro pé de guerra.


Nuno Fox

As relíquias do santo viram-se envolvidas numa contenda que explica muito do ambiente que se vivia na cidade, recentemente tomada pelos cristãos, e ainda com ecos de uma diversidade cultural islâmica, judaica e moçárabe.

Neste episódio de Histórias de Lisboa, vamos conhecer a saga (com mais de 1700 anos) de São Vicente, o outro padroeiro de Lisboa.

Histórias de Lisboa é um podcast semanal do jornalista da SIC Miguel Franco de Andrade com sonoplastia de Salomé Rita e genérico de Nuno Rosa e Maria Antónia Mendes.

A capa é de Tiago Pereira Santos em azulejo da cozinha do Museu da Cidade - Palácio Pimenta.

Siga-nos no Instagram em historias.de.lisboa

Episódios