Adriana Cardoso, Leonor Rosas e Maria Castello Branco refletem sobre o debate presidencial para a segunda volta das eleições. Um frente a frente de António José Seguro contra André Ventura. Falam sobre os poderes presidenciais, as opiniões que um presidente deve (ou não) ter, as aproximações discursivas de Ventura a uma extrema-direita mais semelhante ao RN em França e ainda as prestações neste debate.
Numa segunda ronda, viram o olhar para o EUA, onde a Administração Trump, através do ICE, leva a cabo uma horrenda campanha de perseguição a pessoas migrantes. Ademais, este organismo age à margem da lei assassinando cidadãos à queima roupa, impedindo investigações sobre a sua própria conduta e prendendo pessoas à revelia dos mecanismos do Estado de Direito.
Finalmente, como sempre, deixam três recomendações: o livro “Indignity”, de Lea Ypi; o filme “Manhattan”, de Woody Allen; e o artigo “A liberal in iliberal times”, publicado no Financial Times.
Todas as quartas-feiras três mulheres jovens debatem os temas quentes da semana política. Adriana Cardoso, a centrista da Big Pharma, Maria Castello Branco, a liberal do tarot, e Leonor Rosas, a esquerdista irremediável, juntam-se ao Expresso depois de uma primeira temporada na TSF entre 2022 e 2023.
Siga este podcast no Expresso ou subscreva em qualquer plataforma de podcast.
