O Futuro do Futuro

Podcast

“É preciso dar mais oportunidades às mulheres na ciência. Já aparecem muitas raparigas nos festivais de robótica, mas é preciso mais”

Já na reta final do último mandato à frente da rede de Centros Ciência Viva, Rosalia Vargas deixa um apelo para que as escolas levem as crianças para a rua e lembra que uma simples poça da chuva pode ser um laboratório. “Somos, entre os europeus, aqueles que mais gostam de ciência”, diz ainda, no podcast Futuro do Futuro, sobre a evolução da literacia científica em Portugal nas últimas décadas

Rosalia Vargas, presidente da rede dos Centros de Ciência Viva, deixa um apelo a quem dá aulas: “Abram as portas das escolas, deixem os alunos vir para a rua”
Matilde Fieschi

Rosalia Vargas, presidente da rede de Centros de Ciência Viva e responsável pelo Pavilhão do Conhecimento de Lisboa, considera que a ciência e a inovação deveriam ter maior força política no figurino do recém-eleito governo liderado pela Aliança Democrática. “Preferia, de longe, que realmente este governo tivesse um Ministério da Ciência”, responde a presidente dos Centros Ciência Viva no podcast Futuro do Futuro.

Por mais de uma vez, Rosalia Vargas evoca Mariano Gago, primeiro titular de um cargo de ministro da ciência que apelida de “mestre”. E recorda que a inauguração do cargo teve impacto no tecido científico nacional. “Antes era uma Secretaria de Estado. E tudo mudou a partir daí”, sublinha.

Já é Subscritor?
Episódios