Tenho cancro. E depois? em Podcast

Podcast

Rui Santos: “Fiquei em pânico, tive muito medo de perder a dicção quando me disseram que iam retirar cerca de um terço da minha língua”

Rui Santos fala pela primeira vez sobre o cancro da língua. Apareceu-lhe uma ferida, durante semanas não ligou, até que foi ao dentista e aconselharam-no a procurar ajuda. Tinha um tumor, que teve de ser retirado numa cirurgia. O ator, que ficou conhecido pelo seu papel na série Inspetor Max, preferiu esconder a doença do público e até dos mais próximos. Só anunciou um ano depois. Ao lado do Dr. Ricardo Nogueira, cirurgião do IPO, Rui Santos partilha agora no podcast 'Tenho Cancro. E Depois?' o medo que teve da voz e da dicção serem afetadas, o nervosismo, as angústias e a importância do IPO de Lisboa.

Rui Santos nasceu há 46 anos. Tem dois filhos, o Romeu, de 12 anos, e o Baltazar, que nasceu em fevereiro deste ano. Em 2023 foi diagnosticado com cancro na língua, um dos instrumentos de trabalho mais importantes para um ator.

Matilde Fieschi
“No caso do Rui, estamos a falar de uma lesão que, provavelmente, nasceu de uma leucoplasia. O carcinoma da língua é muito menos conhecido do que outros carcinomas, mas, na verdade, partilha muita coisa com eles, como os fatores de risco, o consumo de tabaco e álcool. A maioria das vezes, no cancro da língua estamos a falar de pessoas que fumam”, afirma o médico Ricardo Nogueira. E Rui Santos confirma: fumador desde os 15 anos, só largou o vício assim que percebeu a dimensão da doença que tinha. “Foi preciso apanhar um susto grande. O meu mindset mudou, a primeira coisa foi largar o cigarro logo, sem pensar duas vezes.”
Matilde Fieschi

Depois da cirurgia, Rui Santos teve alguns problemas de dicção, acordava de manhã, falava pouco e sentia a língua presa, mas com o tempo recuperou a fala de forma perfeita. “Confiava plenamente no dr. Ricardo e fiquei a admirar o trabalho fantástico de ‘engenharia’ que fez”, afirma o ator. E acrescenta: “Não sou religioso, mas sou um homem de fé. Acredito que existe algo e, quando estava mais aflito, na altura do carcinoma, à noite deitava-me e pedia ajuda.

'Tenho Cancro. E Depois?' tem sonoplastia de Gustavo Carvalho, fotografia de Matilde Fieschi e Nuno Fox, capa de Tiago Pereira Santos e apoio à produção de Joana Henriques e João Filipe Lopes.

A música deste podcast foi cedida pelos Dead Combo em memória de Pedro Gonçalves.

Matilde Fieschi

'Tenho Cancro. E Depois?' é um projeto editorial da SIC Notícias e do Expresso, criado com o objetivo de alertar e esclarecer, mas também reforçar a esperança e a confiança de todos os que vivem com a doença.

Episódios