“Alimentação rica em fibras é essencial para ter um microbioma mais rico. Mirtilos, alho, cebola, aipo, influenciam bem o lúmen intestinal”
As hormonas são como uma sinfonia, cada uma tem a sua função, basta uma pequena alteração para desarmonizar o todo. Diminuição da libido, perda de pelos no corpo, alterações do humor ou ganho de peso são alguns do sinais do nosso corpo para percebermos se algo está em desequilíbrio. Mas quando devemos começar a preocupar-nos? Ouça as explicações dos especialistas neste episódio de Viver sem Idade
Nuno Fox
Todas as nossas funções metabólicas são controladas pelas hormonas e, quando passamos os 40, o corpo dá sinais.
Nas mulheres, a perda de estrogênio e progesterona desencadeia transformações significativas e, quando faltam, causam estragos.
Nuno Fox
Nos homens, quando a testosterona baixa, é comum surgirem sintomas como diminuição da libido, perda de pelos no corpo e também alterações do humor. Eles, mas sobretudo elas, precisam de ajuda, Ivone Mirpuri médica patologista Clínica, especialista em Medicina Antienvelhecimento e o ginecologista João Sequeira Alves, analisam as vantagens das hormonas bio idênticas e terapêuticas de compensação. A nutricionista Maria Inês Antunes, junta-se à conversa para esclarecer a relação entre a saúde intestinal e as hormonas.
Nuno Fox
"Viver sem Idade" é o novo podcast do Expresso, pela jornalista Paula Castanho. Acompanhe os episódios e ouça as dicas de vários especialistas que o vão ensinar a cuidar de si promovendo dicas de saúde para o envelhecimento, numa viagem que se espera longa e positiva, sem estigma ou preconceitos.