Ana Gomes acredita que o novo regime no Afeganistão se vai financiar através do tráfico de droga e que vão aumentar o número de crimes de direitos humanos, especialmente contra as mulheres.
“Estão a dizer coisas que agradam à comunidade internacional, mas a questão é a prática. Vamos ver muitas violações dos direitos humanos. Vai sobrar para nós na Europa, para além dos refugiados, a droga. A droga é a grande fonte de financiamento do Afeganistão”, afirma.
Os talibãs tomaram o controlo de Cabul no domingo, depois de terem entrado na capital sem encontrar resistência, com quase todas as províncias debaixo do seu domínio. Os talibãs controlam neste momento quase 100% do território. Há uma debandada das embaixadas ocidentais e uma corrida aos bancos e ao aeroporto.
Veja aqui o comentário de Ana Gomes na íntegra
Veja também: