Fita do tempo. Filmagens da prequela de “A Guerra dos Tronos” põem Monsanto em "estado de sítio". Este era o título da notícia que dava conta do impacto, em outubro de 2021, da rodagem da famosa série da HBO na pacata Aldeia Histórica de Portugal, no concelho de Idanha-a-Nova. Um ano depois, com estreia nos ecrãs, foi possível perceber como Monsanto foi transformada na Dragon Stone da prequela “House of the Dragon”.
Agora, a pequena aldeia, depois de vários melhoramentos nos arruamentos e com iluminação cénica, inaugura a rota turística batizada de “Monsanto - House of the Dragon | Game of Thrones – Ninho do Dragão”. A novidade foi apresentada oficialmente no passado dia 20 de dezembro. Explica a autarquia de Idanha-a-Nova que a nova rota turística surge na sequência de um “conjunto de investimentos para melhorar as condições para os residentes e os visitantes: obras de requalificação nos arruamentos e nas redes de água e saneamento; melhoria dos acessos na Vila e ao Castelo; instalação de iluminação cénica; instalação de um TOMI, ferramenta digital de apoio à visitação; e ainda autocarros elétricos e postos de carregamento.” Explique-se que a nova rota integra 27 painéis colocados ao longo das ruas de Monsanto e que se estendem até ao Castelo, agora com iluminação cénica, combinando o património da aldeia histórica com o universo de “A Guerra dos Tronos”.
Com um investimento de 2,5 milhões de euros, a inauguração da rota contou com a presença do secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda que “Idanha-a-Nova é sinónimo de natureza, pois não tem só recursos naturais, como também sabe projetar essas riquezas para o mundo, de que é exemplo a integração na Rede Internacional de Bio-Regiões. Idanha é igualmente história, gastronomia e cultura, sendo inclusive Cidade Criativa da Música da UNESCO.”
Inspirada nas filmagens em Monsanto da famosa série da HBO, esta rota é mais um veículo de promoção turística e cultural de Idanha-a-Nova para o mundo, conclui a autarquia. Recorde-se que Monsanto integra a rede de 12 Aldeias Históricas de Portugal.