“O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença”. A garantia é de Vítor Sobral. O conhecido chef de cozinha foi desafiado, em 2023, a criar uma receita de bacalhau para o município de Monção. O objetivo da autarquia era simples: “Dada a sua tradição e riqueza gastronómica”, criar um prato exclusivo que conjugasse o gosto generalizado pelo fiel amigo e integrasse produtos locais.
O resultado é uma receita de lombo de bacalhau no forno com barriga de porco fumada, batata, creme de cebola assada e migas de broa e couve. Assim, nasceu o “Bacalhau à Monção”, prato que se anuncia como “um novo tesouro da gastronomia” de Monção, município localizado no Alto Minho e também conhecido pela produção de vinhos verdes, com destaque para a casta Alvarinho.
É neste contexto que nos dias 24 e 25 de janeiro decorre mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico dedicado ao “Bacalhau à Monção”, que junta 15 restaurantes locais: A Cozinha do Convento; A Galiza Mail’O Minho; Casa Lara; Chiote Monte da Mina; Deu-la-Deu; Firmino’s; Flor do Minho; Fonte da Vila; Lagoa Verde; O Calhau; O Rosal; Paladares do Minho; Vamos Lá; Recanto D’Avó; e restaurante 7 à 7. A promessa é que o prato seja apresentado com “esmero, requinte e qualidade”. Saiba AQUI como preparar “Bacalhau à Monção”
Em paralelo, o Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau à Monção integra várias iniciativas, que reforçam a importância enogastronómica do município, que em breve também terá a lampreia como estrela das ementas dos restaurantes. Este sábado, entre as 12h00 e as 13h00, decorre uma “Degustação de acepipes de Bacalhau à Monção”, aberta ao público. À tarde, pelas 17h00, celebram-se os vinhos da sub-região Monção e Melgaço, com a iniciativa “A Rota dos Espumantes”, a decorrer no Museu Alvarinho, e que inclui prova cega e harmonização. Promovida pela OBI Travel & Experiences, a participação, com inscrição obrigatória, custa €10, valor que reverte para a Associação “Dinamicamente”.
No domingo, com início às 15h00, realiza-se o workshop “Tradição sem desperdício”, orientado pelo chef Rui Ribeiro, aberto ao público. As três iniciativas decorrem no Museu Alvarinho, na Praça Deu-la-Deu Martins, em Monção.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e na rede X.

