“Café Society” é uma história de amor, tendo por pano de fundo o mundo agitado de Hollywood durante a década de 1930. Woody Allen regressa, assim, aos valores nostálgicos da sua cinefilia, como sempre dirigindo um elenco de luxo em que surgem, entre outros, Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Corey Stoll, Sheryl Lee e Steve Carrell.
Tom Cruise parece ter encontrado mais uma personagem que lhe assenta como uma luva: “Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás” é o segundo título centrado na figura do ex-major, saído dos livros de Lee Child. O próprio Cruise é o produtor, sendo a realização de Edward Zwick.
“O Inimigo da Turma” é uma absoluta raridade: uma produção originária da Eslovénia. O realizador Rok Bicek encena o drama que se instala numa escola secundária quando uma aluna se suicida — uma análise social, rigorosa e perturbante, com um excelente colectivo de actores.
Premiado em Locarno, “O Ornitólogo é um dos grandes acontecimentos da mais recente produção portuguesa. João Pedro Rodrigues encena as aventuras de um estudioso dos pássaros que vive uma aventura insólita nas paisagens do Douro — um filme profundamente original, entre o realismo mais cru e a pura fantasia.
Na área do DVD, o nome do italiano Dino Risi (1916-2008) está em destaque com a edição de dois títulos fundamentais da sua filmografia: “A Ultrapassagem” (1962) e “Os Monstros” (1963) são dois exemplos clássicos de uma crítica social contaminada pelo mais sarcástico humor.
* Banda sonora: “Jason Bourne” (2016), de Paul Greengrass
> “Extreme Ways”, Moby
