Imagine a aflição de alguém que vai ao multibanco ou vê o saldo da conta no computador ou telemóvel e apercebe-se de que todas as suas poupanças desapareceram. Não percebe porquê, mas depois cai-lhe a ficha: recebeu uma mensagem de WhatsApp estranha, mas em que acreditou, um SMS supostamente do banco a pedir um código ou até uma chamada de alguém que era conhecido ou de uma empresa credível. Sim… era uma burla.
A famosa burla "Olá Pai, Olá mãe" continua a fazer vítimas. Sempre que um familiar lhe pedir dinheiro por mensagem, nunca mande valores sem ligar primeiro para falarem pessoalmente.
Nestas situações, os valores são relativamente pequenos, mas é muito mais grave quando conseguem chegar às suas poupanças no banco. Há quem perca tudo em poucos instantes. Muitas vezes, pensando que estão a fazer bem e a proteger o seu dinheiro.
Os burlões estão cada vez mais profissionais e mais credíveis. Tudo parece verdadeiro. Já perceberam que como é difícil forçar a entrada no banco, basta esperar que seja o cliente a abrir as portas do cofre.
Não pense que acontece só aos outros. Mesmo pessoas com estudos e experiência de vida caem nestas burlas. Muitas vezes, na ânsia de investimentos muito rentáveis, com ganhos rápidos. Começam a pedir 250 euros para investir e depois conseguem que as pessoas transfiram milhares de euros com a promessa de receberem pequenas fortunas.