Há cada vez mais portugueses a mudar de empresa de eletricidade, mas, ainda assim, são poucos. O ‘Contas Poupança’ mostra um estudo que garante vantagens na mudança.
Em Portugal, há cerca de 5.8 milhões clientes de eletricidade no mercado livre.
De acordo com a ERSE, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, cerca de 90.000 consumidores por mês mudam para um fornecedor mais barato. Dá cerca de um em cada seis.
E, se pensarmos que alguns mudam mais do que uma vez por ano, isso significa que muitos milhões de portugueses continuam a pagar eletricidade a mais durante anos a fio.
A plataforma que pode ajudar na poupança
A Manie é uma de várias empresas que ajudam os portugueses a descobrir se conseguem poupar na eletricidade. Está no mercado desde o verão de 2024 e, depois de terem analisado mais de 200.000 faturas, ainda não conseguiram descobrir qual é o receio.
A Manie é uma plataforma de comparação de preços de eletricidade e gás em que qualquer pessoa pode carregar online a fatura mais recente.
Recebe a informação se consegue mais barato noutra empresa e, se concordar e com a sua autorização, fazem a mudança de fornecedor por si.
Gratuitamente, de seis em seis meses, fazem essa pesquisa novamente e assim garante que está sempre a poupar na eletricidade.
O cliente não paga nada. Quem paga é a empresa de eletricidade que ficar com um novo cliente.
A Manie também tem uma versão paga, mas essa é para quem quiser fazer essa análise todos os meses de forma automática.
Esteja atento às promoções
As promoções das empresas são uma grande fonte de poupança. Por exemplo, há fornecedores que oferecem 50 ou 60 euros se mudar para elas.
Uma das sugestões é aproveitar esses descontos e, logo a seguir, aproveitar outros que estejam disponíveis noutra concorrente. Pode fazer isto por si ou usar as tais mudanças automáticas.
O simulador mais importante e fiável em Portugal é o da ERSE. Depois, para além da Manie também tem outros simuladores como o da DECO, o Poupaenergia, o Comparajá, o Selectra, entre outros.
O importante é olhar para a sua fatura na linha que diz "energia". Se estiver a pagar acima de 16 cêntimos por kWh está a desperdiçar muito dinheiro.
Mas, atenção à armadilha das promoções: às vezes baixam a eletricidade, mas aumentam a potência contratada. Tem de fazer sempre as contas.
