Em primeiro lugar, fotografe todos os estragos: telhados, carros ou interiores das casas. Essas imagens são fundamentais antes de qualquer reparação.
Se tiver seguro, deve contactar a seguradora ou o mediador assim que possível. Verifique se tem cobertura de fenómenos naturais, que pode garantir indemnização ou reparação. Quem tem crédito à habitação costuma ter um seguro multirriscos, que pode incluir esta proteção.
Se não tiver seguro, guarde ainda assim todas as provas dos danos. Podem ser necessárias para eventuais apoios públicos.
Se os danos forem causados por terceiros, como uma árvore ou um muro de outra propriedade, o procedimento é o mesmo: fotografar e comunicar.
Mesmo com a declaração de calamidade pública, o seguro continua a aplicar-se. E os prejuízos que não estejam cobertos só podem ser reclamados se estiverem bem documentados.
Economia Expresso é um programa da SIC Notícias dedicado à economia sobre empresas, impostos, energia, finanças pessoais, bolsa, administração pública, imobiliário e outras temáticas económicas. De segunda a sexta-feira, às 14:00 e às 18:00.