Numa pequena aldeia do sul da Índia, Kamala Harris "está por todo o lado", até nas orações da população. É preciso recuar um século para se encontrar a origem desta devoção. Foi naquele local que nasceu o avô da atual vice-presidente dos Estados Unidos, que nunca visitou a aldeia, mas que para os residentes é uma filha da terra.
Mas a mais de 2.500 quilómetros de distância, na capital indiana, as preces favorecem, no entanto, o candidato republicano.
"O ambiente em todo o mundo está a piorar de dia para dia, a economia está a cair e a violência alastra por todo o lado. O salvador da humanidade, Donald Trump, é o único que pode trazer a paz ao mundo", disse o hindu Swami Vedmurstinand Saraswati.
A família de Juan Flores está há nove meses a viver num abrigo desta cidade mexicana que partilha mais de 50 quilómetros de fronteira com o Texas. É nesta espécie de limbo que espera a entrevista que pode completar o processo de asilo nos Estados Unidos, mas as promessas de campanha de Donald Trump assustam-no.
Os dois candidatos têm visões distintas em relação a quase tudo, mas, em entrevista, uma libanesa com passaporte americano disse que nenhum se mostra capaz de ajudar a construir a paz no Médio Oriente.