Esta semana

"Há uma espécie de comunicação de combate político na qual a ministra da Saúde é uma vítima lateral"

No habitual espaço de análise da SIC Notícias, Ricardo Costa e Maria João Avillez comentam a polémica em torno dos atrasos no socorro, o caso dos helicópteros de transporte de doentes urgentes, as eleições presidenciais do próximo ano e os mais recentes desenvolvimentos da Operação Marquês.

Loading...

Desde o primeiro Governo de Luís Montenegro, que a ministra da Saúde tem enfrentado várias polémicas, levando a oposição a exigir a sua demissão. O caso mais recente envolve, mais uma vez, atrasos no socorro, embora Ana Paula Martins garanta que está de "consciência tranquila" e que não vai "fugir aos problemas".

Maria João Avillez critica a falta de coerência por parte do Governo relativamente ao número de helicópteros disponíveis para o transporte de doentes urgentes, salientando que, até à data, apenas existe um em funcionamento, o qual não tem permissão para aterrar na maioria dos hospitais do país.

Ricardo Costa mostra-se surpreendido com a atuação do Governo, que parece não ter aprendido com os erros cometidos no anterior Executivo na área da Saúde.

"Se no Governo anterior se percebeu que essa forma de entrar na área da Saúde era um erro, porque era quase assumir metas e prazos incumpríveis, entraram no segundo Governo da mesma forma, e isso, para mim, é um bocado estranho", refere.

O comentador da SIC considera ainda que existe uma espécie de "comunicação de combate político na qual a ministra da Saúde é uma vítima lateral."

Este e outros temas em análise na rubrica "Esta Semana" com Ricardo Costa e Maria João Avillez.