Maria Inteligente e Manuel Génio são os protagonistas, inventados pela agência de inovação Instinct. Têm vozes sintéticas, aparência digital e até histórias de vida fictícias, que lhes conferem uma presença que querem que venha a ser consistente nas redes sociais.
O Notebook LM permite carregar qualquer tipo de informação — de textos pessoais a relatórios técnicos — e transformá-la em conversas muito realistas entre dois avatares, é aqui que entram a Maria e o Manuel.
Desde o início que assumem sempre que os intervenientes não são humanos, mas sim personagens artificiais, não estão cá para enganar ninguém. A transparência, explicam os criadores, é essencial numa altura em que a fronteira entre realidade e ficção se torna cada vez mais difusa.
O projeto não é apenas experimental: abre espaço para a criação de conteúdos patrocinados e novas formas de conteúdo patrocinado. A produção profissional envolve ferramentas avançadas e uma equipa humana capaz de dar contexto, emoção e narrativa aos dados fornecidos.
Qualquer um já pode testar gratuitamente as capacidades da IA já permite criar podcasts mas controlar por exemplo a identidade e a criação das imagens físicas e animadas já implica outro tipo de ferramentas pagas.
Pode ver a reportagem com a Maria Inteligente e Manuel Génio aqui no Futuro Hoje.