José Miguel Júdice, mandatário nacional da candidatura de Cotrim de Figueiredo à Presidência da República, afirma que o antigo dirigente da IL é o candidato a Belém “mais qualificado e que pode fazer a mudança”.
“Acho que para o sistema político era muito bom que a segunda volta fosse entre ele [Cotrim de Figueiredo] e António José Seguro. A seguir a Cotrim, o que o perfil se aproxima mais é o António José Seguro.”
No “Importa-se de Repetir?” desta semana, Júdice lembra ainda que uma candidatura presidencial tem mais a ver com pessoas e características pessoais. Do papel de Presidente da República espera-se uma figura com “credibilidade, conexão emocional e articulação argumentativa”.
Tudo características que aponta a Cotrim, mas nas quais Marques Mendes passa em segundo ou terceiro lugar. E por falar em lugares, questionado se acredita que Cotrim chegará à segunda volta, apesar das sondagens não o apontarem, Júdice não tem dúvidas.
“A história prova que não é com sondagens que se vencem eleições.”
Sobre o perfil do próximo Presidente, diz esperar que “não seja um comentador, que não seja um interventor permanente na comunicação social e que não se meta em tudo”. E deixa uma dura crítica a Marcelo Rebelo de Sousa: “Foi um fracasso”.
“Para mim, o melhor Presidente foi Jorge Sampaio”, conclui.
"Importa-se de Repetir?" é o novo espaço de análise política da SIC Notícias, com Bernardo Ferrão, Ângela Silva e Paulo Baldaia, emitido todas as quartas-feiras na Edição da Noite. Em cada episódio, uma declaração da atualidade que tenha gerado dúvidas ou causado perplexidade é escolhida para debate e reflexão.
