Investigação SIC

Nacionalidade portuguesa de Roman Abramovich: Investigação SIC no Jornal da Noite

Nacionalidade portuguesa de Roman Abramovich: Investigação SIC no Jornal da Noite

Sociedade Judaica de Genealogia de Hamburgo desconhece ligação sefardita de Abramovich.

Roman Abramovich obteve a cidadania europeia através de Portugal, pela lei da nacionalidade para descendentes sefardita. O Ministério do Interior da Lituânia confirmou à SIC que o multimilionário não é cidadão lituano.

Diversos Rabinos testemunharam que a ligação de Abramovich passa pela Nação Portuguesa de Hamburgo, mas na Alemanha, ninguém conhece o oligarca como sefardita.

Jurgen Sielemann, o fundador e responsável pela Sociedade Judaica de Genealogia de Hamburgo, ficou surpreendido com a questão da equipa de reportagem da SIC, e garantiu que nunca ouviu falar de uma ligação do oligarca com a comunidade sefardita de Hamburgo.

A Nação Portuguesa de Hamburgo está devidamente documentada em hebraico e em português.

Os nomes das famílias estão facilmente identificados e servem para comprovar as respetivas ascendências. No entanto, os documentos apresentados por Roman Abramovich são baseados em testemunhos de rabinos. “Do meu ponto de vista e fazendo o exercício de análise do que lá está, não me parece que tenha as mínimas provas de que tem origem sefardita”, considera a historiadora e especialista em genealogia Florbela Frade.

A Comunidade Israelita de Lisboa, não comenta o caso, mas afirma que é necessário documentação de suporte à ligação geracional, em todas as gerações, para obter a ascendência.

“No caso de dúvida não há dúvida. Se há uma dúvida não há certificado”, afirma José Ruah, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa.

Já a Comunidade Israelita do Porto defende que, em regra, os judeus sefarditas nunca têm documentos genealógicos. A CIP acrescenta também que Abramovich tem direito à nacionalidade lituana.

No entanto, o Ministério do Interior da Lituânia, confirmou à SIC, que Roman Abramovich não tem cidadania Lituana. Abramovich só obteve a cidadania europeia através de Portugal, pela lei da nacionalidade para descendentes sefarditas, certificada pela Comunidade Israelita do Porto.

Últimas Notícias
Mais Vistos