O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, partiu esta terça-feira à tarde para a Sérvia onde vai participar no congresso da UEFA. O "Jogo Aberto" da SIC Notícias tem imagens exclusivas desse momento.
O "Jogo Aberto" apanhou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol à partida para Belgrado, capital da Sérvia, onde procura ser eleito para o Comité Executivo da UEFA na quinta-feira.
No 49.º Congresso ordinário do regulador europeu da modalidade, será um dos 11 candidatos aos sete assentos de membros masculinos para os mandatos de quatro anos.
Em declarações à SIC Notícias, mostrou-se "confiante" na eleição para o Comité Executivo da UEFA.
Pedro Proença pode tornar-se no quinto português a chegar ao órgão presidido desde 2016 pelo esloveno Aleksander Ceferin. Outros quatro antigos presidentes da FPF já fizeram parte: Francisco Cazal Ribeiro (1968), Antero da Silva Resende (1984-1992), Gilberto Madaíl (2007-2011) e Fernando Gomes (2013-2025).
Concorre com o italiano Gabriele Gravina e o alemão Hans-Joachim Watzke, os únicos recandidatos, o suíço Dominique Blanc, o polaco Cezary Kulesza, o croata Marijan Kustic, o finlandês Ari Lahti, o arménio Armen Melikbekyan, o neerlandês Frank Paauw, o estónio Aivar Pohlak e o liechtensteiniense Hugo Quaderer.
Sobre a "guerra" com Fernando Gomes, Proença, de 54 anos, diz que "quem perde é o futebol português".
Fernando Gomes escreveu às federações europeias a dizer que não apoia Pedro Proença na corrida a um lugar no Comité Executivo da UEFA. Pedro Proença reagiu a pedir ao Governo uma audiência urgente e vai enviar uma exposição ao Conselho de Ética do Comité Olímpico de Portugal para avaliação da atuação do atual presidente.
Com Lusa.