Mais Mundo

A importância dos santuários para animais em zonas de guerra

Apesar das condições únicas da reserva e dos recursos da fundação jordana Princesa Alia, a recuperação dos animais é um desafio permanente. Muitos chegam em condições deploráveis e sofrem de elevados níveis de stress por exposição a ataques aéreos e de artilharia.

Loading...

Este domingo, no Mais Mundo, visitamos santuários para animais em zonas de guerra. 

No deserto iraquiano, um oásis de paz. Um santuário que começou por ser de um homem, Mushtaq Taleb, e o seu passatempo. Um espaço que depressa despertou o interesse de amigos e vizinhos que vinham de perto e depois começaram a vir de longe. 

A primeira preocupação foi ambiental quando quis abrigo à passarada em ambiente hostil 

Com a venda dos pássaros, alguns bastante raros e valiosos, Mushtaq começou a melhorar o seu paraíso verde. O santuário já tem 6 anos. Neste momento há 700 aves a chilrear 

Animais também sofrem com os conflitos

Apesar das condições únicas da reserva e dos recursos da fundação jordana Princesa Alia, a recuperação dos animais é um desafio permanente. 

Muitos chegam em condições deploráveis e sofrem de elevados níveis de stress por exposição a ataques aéreos e de artilharia.

Frank Göritz lidera uma equipa multinacional que foi chamada pelo Dr. Khalil para uma série de intervenções cirúrgicas a um grupo de fêmeas resgatadas no Sudão.

Os animais têm de ser observados com regularidade porque o ambiente hostil em que viveram deixa sequelas. 

A mudança para o abrigo também cria condições que podem afetar o seu bem-estar.