Negócios da Semana

Polémica na Alta Velocidade: custos disparam com PPP na ferrovia

O Orçamento do Estado para 2026 prevê uma multiplicação por dez do valor a pagar pelos contribuintes em Parcerias Público Privadas (PPP) ferroviárias. Esta despesa vai aumentar de 23 para 230 milhões de euros por causa do pagamento anual ao consórcio vencedor do primeiro troço de alta velocidade Porto-Oiã, liderado pela Mota Engil.

Loading...

Na entrevista exclusiva à SIC Notícias, o ministro das Finanças confirmou que no mapa plurianual com estas responsabilidades, apesar de só lá estarem estar 230 milhões por ano em cada um dos próximos anos, à medida que forem assinados novos contratos o mapa vai ser revisto e a despesa vai subir em flecha.

Henrique Neto, empresário, ex-deputado e candidato à presidência da República e subscritor do manifesto Portugal transformado numa ilha ferroviária, Fernando Santos e Silva, engenheiro do Instituto Superior Técnico, especialista em sistemas de transportes, e subscritor do mesmo manifesto, e Paulo Morais, presidente da associação Frente Cívica, autor de livros sobre combate a corrupção, e também ex-candidato a Presidência da República, são os convidados de José Gomes Ferreira no Negócios da Semana.