O vice-presidente do Partido Social Democrata, Nuno Morais Sarmento, não apoia, nem Rui Rio, nem Paulo Rangel à liderança do PSD, apela a um possível consenso entre PSD e PS e culpa Marcelo Rebelo de Sousa pela crise política.
Em entrevista ao Polígrafo SIC, considera que Rui Rio e Paulo Rangel possuem, ambos, condições para derrotar António Costa nas eleições legislativas de 2022, pelo que não apoiará nenhum dos candidatos a número um dos sociais-democratas.
Continua, referindo que, em caso de vitória sem maioria absoluta, com um Governo minoritário, o PSD deverá negociar e alcançar entendimentos com os socialistas.
Por fim, para Nuno Morais Sarmento, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é o grande responsável pela crise política atual, ao não ter exigido acordo escrito aos antigos parceiros de Geringonça.