Reportagem Especial

"No Coração do Hospital"

No Jornal da Noite de sábado e domingo

"No Coração do Hospital"

A saúde tem sido tema de acesa polémica nos últimos tempos.O descontentamento percorre as artérias de todos as classes.Os enfermeiros estão em guerra aberta com o governo.Os médicos garantem que o serviço nacional de saúde, com profissionais de excelência reconhecida,está a ser destruído.

A falta de recursos humanos é a queixa mais comum, sobretudo no serviço urgência. Com uma população envelhecida e as doenças crónicas a ganharem um peso crescente, o problema tem vindo a aumentar, e obriga o Estado a reforçar as verbas atribuídas ao setor da saúde, mas a resposta continua aquém das necessidades.

Os doentes elogiam o profissionalismo das equipas médicas, mas queixam-se das condições de atendimento, do internamento em macas nos corredores durante dias e dos tempos de espera para consultas.

Os profissionais testemunham que trabalham muito para além das horas, com salários baixos, sem incentivos de evolução na carreira e que chegam a pagar o material para poderem exercer. Alertam que a opcão dos médicos e dos utentes é cada vez mais a clínica privada, que cresce a olhos vistos.

Numa altura em que assinalam os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, fomos conhecer as forças e fraquezas dos hospitais públicos

“NO CORAÇÃO DO HOSPITAL”

Reportagem Especial. Este sábado e domingo, no Jornal da Noite.

  • Projeto Tejo divide agricultores e ambientalistas
    13:30
  • Reis de Espanha em visita polémica a Havana
    1:24

    Mundo

    Na justificação oficial, esta visita destina-se a estreitar os laços económicos e financeiros entre os dois países. Uma viagem polémica, tanto para espanhóis como para cubanos.