Reportagem Especial

"Sonho sem Fronteiras": porque é que milhares de estrangeiros escolhem Portugal para passar a reforma?

Reportagem Especial da SIC entrevistou reformados das mais diversas origens geográficas, que partilham as razões que os levaram a escolher Portugal para viver após longos anos de trabalho.

Loading...

Milhares de estrangeiros escolheram Portugal para passar a reforma. Gostam do sol, do baixo custo de vida, das vantagens fiscais, entre outros motivos.

Razões parecem não faltar para quem escolheu Portugal para viver depois de longos anos de trabalho. Um movimento de reformados europeus - e não só - que se intensificou sobretudo na última década.

Qualidade de vida a um custo mais baixo

O custo de vida mais baixo deixou Jürgen Maiberger, antigo diretor de vendas de uma empresa alemã de químicos, encontrar uma vida mais tranquila e com tempo para gastar. Por exemplo na paixão por construir Legos.

Pelas aldeias da Lousã há muitas nacionalidades. Ainda assim, Michel Muller, reformado francês, não se tem cruzado com muitos compatriotas.

Michel garante que não veio para Portugal apenas para descansar. Com a mulher, portuguesa, decidiram tornar a morada de férias em residência a tempo inteiro para acompanhar um dos filhos e os netos. A adaptação do médico reformado foi assim facilitada, ainda que com algumas barreiras.

Seja mais no interior do país ou mais na costa, com maiores ou menores apoios, certo é que, nos últimos anos, dezenas de milhares de aposentados fizeram de Portugal um destino de eleição.

A Reportagem Especial “Sonho sem Fronteiras” é da autoria do jornalista Ricardo Venâncio, com imagem e edição de Paulo Fajardo, produção de Ângela Rosa e coordenação de Luís Marçal.