Grande Reportagem SIC

"A Lavandaria" - I

"A Lavandaria" - I

Pedro Coelho

Pedro Coelho

Jornalista Grande Reportagem SIC

Primeiro episódio da Grande Reportagem desta semana. Durante dois anos, a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Nacional de Espanha investigaram em conjunto uma rede de tráfico de droga, que operava em Espanha, e uma rede de lavagem de dinheiro, com sede em Portugal. O dinheiro sujo da droga era lavado na lavandaria em Portugal.

Portugal está identificado pelas redes criminosas como um país associado à lavagem de dinheiro. "A Lavandaria" é uma Grande Reportagem da SIC desta semana. Emitida em dois episódios, hoje pode ver o primeiro.

Entre 2013 e 2015, uma rede liderada por um brasileiro terá lavado 150 milhões de euros do tráfico de droga. Através de um esquema complexo, os criminosos conseguiram ocultar o rasto do dinheiro sujo.

O caso chegou ao Supremo Tribunal de Justiça, mas as condenações da primeira instância não se alteraram. Há cinco condenados a prisão efetiva. O líder da rede apanhou 12 anos, que cumpre no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Este processo chegou ao fim, mas Portugal permanece Lavandaria.

Investigação jornalística em televisão: contar o invisível (Leia aqui o artigo de Pedro Coelho)

Não perca o segundo episódio no Jornal da Noite da SIC. Um trabalho de Pedro Coelho, com imagem de José Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Patrícia Reis, produção editorial de Diana Matias e coordenação de Amélia Moura Ramos.

  • O processo de lavagem de dinheiro sujo
    2:18

    País

    "A Lavandaria" é a Grande Reportagem SIC desta quarta e quinta-feira. Um trabalho de Pedro Coelho, com imagem de José Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Patrícia Reis, produção editorial de Diana Matias e coordenação de Amélia Moura Ramos.

  • A Lavandaria

    Grande Reportagem SIC

    Durante 2 anos a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Nacional de Espanha investigaram em conjunto uma rede de tráfico de droga, que operava em Espanha, e uma rede de lavagem de dinheiro, com sede em Portugal. O dinheiro sujo da droga era lavado na lavandaria em Portugal. Entre 2013 e 2015 terão sido lavados cerca de 150 milhões de euros.

  • Governo admite baixar IVA da eletricidade e gás para quem gastar menos
    2:38