Grande Reportagem SIC

"A Lavandaria" - II

Pedro Coelho

Pedro Coelho

Jornalista Grande Reportagem SIC

Diana Matias

Diana Matias

Produtora Editorial

José Silva

José Silva

Repórter de Imagem

Ricardo Tenreiro

Ricardo Tenreiro

Editor de Imagem

A história da Money One, uma instituição licenciada pelo Banco de Portugal que se transformou na sede da maior rede de branqueamento de capitais que Portugal já conheceu.

No segundo episódio da Grande Reportagem "A Lavandaria", contamos-lhe a história da Money One.

A Money One era uma instituição de pagamento licenciada pelo Banco de Portugal que se transformou na sede da maior rede de branqueamento de capitais que Portugal já conheceu. A rede de lavagem de dinheiro era liderada por José Augusto Martins, um brasileiro que cumpre pena no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Depois da queda da Money One, o Banco de Portugal enviou uma equipa de inspeção para o banco com que a instituição de pagamento mais trabalhava, o BIC. Nessa inspeção, o supervisor descobriu uma teia complexa de relações entre o BIC português e o BIC angolano.

O segundo episódio da Grande Reportagem "A Lavandaria" é da autoria do jornalista Pedro Coelho, com imagem de José Silva, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Patrícia Reis, ilustrações de João Carlos Santos, produção editorial de Diana Matias, pós-produção áudio de Octaviano Rodrigues e coordenação de Amélia Moura Ramos.

Veja aqui o primeiro episódio na íntegra.

Mais reportagens na página da Grande Reportagem SIC

  • "A Lavandaria" - I
    33:49

    Grande Reportagem SIC

    Primeiro episódio da Grande Reportagem desta semana. Durante dois anos, a Polícia Judiciária portuguesa e a Polícia Nacional de Espanha investigaram em conjunto uma rede de tráfico de droga, que operava em Espanha, e uma rede de lavagem de dinheiro, com sede em Portugal. O dinheiro sujo da droga era lavado na lavandaria em Portugal.