O terceiro episódio da Grande Reportagem “A Agenda” procura respostas à pergunta: Pode um banqueiro influenciar o programa eleitoral de um partido político?
Nem todas as personalidades que desfilam na agenda de Ricardo Salgado foram, efetivamente, amigos do banqueiro. A maior parte das relações, alimentadas nos 2268 dias da vida do presidente executivo do BES, que monitorizámos nesta investigação, são de conveniência.
Ricardo Salgado tinha objetivos e pegava na rede de influência que forjara para os concretizar. Há, todavia, na agenda do banqueiro, algumas figuras que associaram a conveniência ao prazer da amizade. Uma dessas pessoas é o ex-ministro das finanças, Eduardo Catroga.
Neste terceiro episódio da Grande Reportagem “A Agenda” - exploramos os frutos que nasceram da relação de amizade entre Salgado e Catroga.
Mas também recuamos aos dias em que a Troika se instalou em Portugal para tentarmos, finalmente, perceber as razões que, de facto, fizeram com que Ricardo Salgado tivesse rejeitado financiar o BES com o dinheiro emprestado pelo BCE, FMI e União Europeia.