Repórteres do Mundo

"Porque sou eu a gordura a cortar?": o desespero das vítimas dos cortes radicais de Elon Musk

A beleza do Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, não conseguiu proteger os seus funcionários dos cortes que estão a ser implementados Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk.

Loading...

Olek Chmura é uma dessas vítimas. Durante anos, limou as instalações, incluindo as casas de banho em Yosemite - uma das atrações turísticas mais visitadas da América. A má notícia chegou num email de alguém que nunca tinha ouvido falar, no texto estava a frase que já chegou a 30 mil funcionários públicos: "o seu posto de trabalho foi extinto."

"Estou traumatizado. Porque sou eu um alvo? Não ganho assim tanto dinheiro, recebo cerca de 40.000 dólares por ano, nem consigo pagar para viver junto ao local onde trabalho. Porquê eu? Porque sou eu a gordura a cortar?"

Olek é um dos cerca de 1.000 funcionários recentemente contratados pelo Serviço Nacional de Parques despedidos.

"Escolhi servir o povo americano e a comunidade internacional, porque acredito verdadeiramente que os nossos parques nacionais são uma das melhores coisas da América,"

Os Parques Nacionais são considerados por muitos as joias da coroa da América. Mais de 300 milhões de pessoas visitam anualmente parques como Yosemite, Yellowstone ou o Grand Canyon, para apreciar as vistas deslumbrantes e os locais históricos.

Os trabalhadores que ainda têm emprego nos 63 parques nacionais dos Estados Unidos alertam que os cortes podem ser catastróficos para as operações e para a segurança de funcionários e visitantes.