Terra Emergente

Domingo 7:15

Terra Emergente

A nova realidade na agricultura portuguesa.

  • Valorização da fileira da pinha e do pinhão
    6:37

    New Articles

    Nos últimos 20 anos, Portugal duplicou a sua área de pinhal manso. Somos o 2º maior produtor de pinha da espécie Pinus Pinea e, consequentemente, um dos maiores produtores de pinhão mediterrânico. 80% da pinha portuguesa é, no entanto, exportada para países como Itália e Espanha, perdendo a sua origem. Fomos ao encontro de empresas que estão a investir na valorização do pinhão nacional.

    Terra Emergente

  • Combate ao desperdício alimentar
    6:43

    New Articles

    A comercialização de frutas e hortícolas é regulada por normas de classificação europeias. Esta padronização resulta na distinção de certos alimentos como refugo. Estima-se que 40% do desperdício alimentar ocorra nas indústrias produtoras e transformadoras. Fomos conhecer um exemplo de valorização e prolongamento da vida comercial de produtos de qualidade, mas sem calibre ou aspecto standardizados. O primeiro gin do Ribatejo, premiado internacionalmente, é destilado a partir de morangos e abóbora-manteiga excluídos do mercado de fresco.

    Terra Emergente

  • A agricultura biológica nos mercados municipais
    6:18

    Terra Emergente

    Em Portugal, o consumo de produtos biológicos tem crescido consideravelmente. O número de lojas com oferta Bio, ascende a mais de mil pontos de venda. Em 2018, o Mercado do Lumiar + Bio abriu portas, sendo o primeiro mercado municipal do país a integrar uma componente biológica tão forte.A oferta vai desde hortícolas biológicas, a mercearia, restaurante, padaria e pastelaria inteiramente Bio.

    Terra Emergente

  • Novos modelos de gestão no setor do azeite
    6:46

    Terra Emergente

    Nos últimos 20 anos, Portugal aumentou exponencialmente a sua produção de azeite: de 30 mil para 130 mil toneladas de azeite. Hoje, somos o 7º maior produtor mundial e o 4º maior exportador.Este desempenho notável deve-se a uma nova geração de empresários, que investiram no olival moderno. Aplicaram as mais avançadas práticas de gestão e de inovação tecnológica ao olival superintensivo. Este modelo empresarial ganhou uma nova escala no Alentejo, região que produz 78% do azeite português.

    Terra Emergente

  • A valorização do Cardo
    6:33

    Terra Emergente

    Dedicamos o 1º episódio desta temporada à flor de cardo. Um ingrediente essencial do queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida). O coagulante natural do leite é tradicionalmente colhido em estado silvestre, no Alentejo. Para ir ao encontro das normas DOP, a Escola Superior Agrária de Viseu desenvolveu um projeto que visa estabelecer produções ordenadas de cardo na região Beirã. No laboratório e na queijaria, estuda-se a variação da textura e sabor do queijo produzido com diferentes flores de cardo.

    Terra Emergente

  • Indústria transformadora de mãos dadas com a produção agrícola
    5:28

    New Articles

    A indústria transformadora anda de mãos dadas com a produção agrícola, tanto assim é que, em Portugal, muito do desenvolvimento agrícola se deve à existência de agroindústrias sofisticadas e providas de tecnologia de ponta que, para além de estimularem o setor, abrem canais de distribuição para todo o mundo, colocando muito produtos portugueses além fronteiras.

    Terra Emergente

  • O projeto "Criar Bosques"
    5:16

    New Articles

    O ano de 2017 ficou marcado pelos devastadores incêndios que ocorreram no país. Desde então, inúmeros são os projetos que têm surgido para ajudar a reflorestar Portugal. O projeto "Criar Bosques", da Quercus, é uma das referências nacionais na área, não só na prevenção aos incêndios, mas também na manutenção da biodiversidade das matas portuguesas.

    Terra Emergente

  • A produção em grande escala de ervas aromáticas no país
    5:44

    New Articles

    Em Vila Nova de Gaia encontram-se os verdadeiros impulsionadores na produção em grande escala de ervas aromáticas no país. Detentores de uma das maiores coleções de plantas aromáticas, medicinais e condimentares da Península Ibérica, servem de inspiração ao crescente número de novos agricultores que dão os primeiros passos nesta área, e juntos, tentam responder a uma procura cada vez mais acentuada por parte dos consumidores.

    Terra Emergente

  • Agricultura de precisão
    5:56

    New Articles

    Tanto culturas tradicionais como novas culturas têm optado pela agricultura de precisão para fazer a sua gestão agrícola. Com a vasta oferta existente no mercado, surgiu uma plataforma capaz de centralizar a maioria das empresas portuguesas dedicadas à modernização da agricultura, de forma dar resposta às necessidades de cada produtor.

    Terra Emergente

  • Tecnologias como sondas ou sensores fazem parte do dia a dia dos agricultores
    5:58

    New Articles

    Pouco a pouco, os agricultores portugueses têm adotado ferramentas tecnológicas que os permitem optimizar os seus processos e reduzir os custos de produção. Tecnologias como sondas ou sensores fazem parte do dia a dia do setor. Esta agricultura 4.0 permite que cada produção, cada secção e cada planta seja tratada de forma personalizada, poupando água e aumentando a produtividade.

    Terra Emergente