Este ano, a linha de saúde 24 - SNS24 - já atendeu mais de 4 milhões de chamadas telefónicas. Um número que já superou o registado o registado em 2020.
2021 ainda não terminou e é já um ano recorde em número de chamadas telefónicas para o serviço SNS 24. Até ao dia 7 de setembro, os portugueses realizaram mais de 4,04 milhões de chamadas.
A pandemia tornou a linha de saúde 24 uma importante ferramenta essencialmente de triagem e avaliação de eventuais casos de covid-19, até para evitar idas desnecessárias às urgências dos hospitais.
Sem esquecer os serviços de aconselhamento e avaliação de outros casos fora do contexto pandémico ou, por exemplo, para marcação de consultas.
Julho foi o terceiro mês com mais chamadas desde que a linha foi criada, em 2007, com 736 mil contactos telefónicos registados
Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde destacam ainda as 105 mil chamadas encaminhadas para o serviço de aconselhamento psicológico criado em abril de 2020.
Já a linha de atendimento por videochamada para surdos, realizada por um intérprete de língua gestual, recebeu 3. 500 pessoas. Este serviço foi disponibilizado a 21 de abril deste ano.