Saúde e Bem-estar

SNS começa a receber vacinas contra a gripe em setembro

Depois de um ano em que o número de infeções foi residual, os especialistas acreditam que este inverno a atividade gripal vai ser mais forte. A campanha de vacinação está prevista começar em outubro.

SNS começa a receber vacinas contra a gripe em setembro
Lisi Niesner

O Serviço Nacional de Saúde vai começar a receber vacinas da gripe dentro de três semanas.

Ao todo, Portugal comprou 2,24 milhões de vacinas para o próximo inverno, mais 146 mil doses em relação ao ano anterior. Cada vacina contra a gripe sazonal custou 7,95 euros.

No Serviço Nacional de Saúde são administradas gratuitamente à população com mais de 65 anos, residentes em lares, profissionais de saúde, bombeiros e para portadores de algumas doenças. Nas farmácias o preço de venda ao público é de 8,88€.

O calendário de vacinação ainda não é conhecido, mas a campanha de vacinação contra a gripe está prevista começar em outubro, com a vacinação dos grupos prioritários.

A primeira fase de vacinação contra a gripe vai privilegiar utentes de lares residenciais, serviços de apoio domiciliário, centros de acolhimento temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados", seguindo-se "profissionais de saúde e mulheres grávidas.

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O RISCO DE DOENÇA MAIS GRAVE NO PRÓXIMO INVERNO

Na última época gripal, o vírus circulou de forma esporádica e nunca chegou a atingir-se atividade epidémica. Segundo o Instituto Ricardo Jorge, nenhuma morte foi atribuída ao vírus da gripe entre outubro de 2020 e maio de 2021.

Os especialistas admitem que as medidas de proteção contra a covid-19 – como as máscaras ou o distanciamento social – ajudaram a impedir contágios

Para este inverno, alertam para o risco de doença grave e defendem que a vacinação contra a gripe será uma arma de combate à doença no próximo inverno.

Em toda a Europa só foram detetados 934 casos de gripe no último inverno, o que representa uma redução de 99%.

VEJA TAMBÉM: